Jéssica Pina, trompetista e licenciada em música - ramo de jazz pela Universidade de Évora (UÉ), acompanha a artista Madonna na sua nova produção MADAME X world tour.

Publicado em 22.01.2020

Por Jorge Araújo

Em maio de 1991, no decurso do IV Congresso sobre o Alentejo que decorreu em Sines, ofereceu-se-me a oportunidade de questionar o Presidente da Câmara, Francisco do Ó Pacheco, sobre a sua disponibilidade para ceder, à Universidade de Évora, instalações com vista à criação de um laboratório de biologia marinha. A resposta não podia ter sido nem mais pronta nem mais satisfatória: fomos de imediato visitar o edifício da antiga “Casa do Gaiato”, localizado junto à praia Vasco da Gama, e verificámos que reunia as condições suficientes para a implantação de um laboratório de apoio ao ensino e à investigação, incluindo camaratas para alojamento dos estudantes.

Publicado em 20.01.2020

Manuel Collares Pereira, antigo responsável pela Cátedra Energias Renováveis, investigador coordenador e professor da Universidade de Évora (CER-UÉ), com a qual mantém contato próximo, vai receber o título de membro honorário da Academia Mexicana de Energia, dia 16 de janeiro, na Cidade do México.

Publicado em 14.01.2020

A Universidade de Évora (UÉ) e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve assinou hoje, dia 15 de janeiro, em Sines, um contrato de concessão de uso privativo de uma parcela de terreno do domínio público, localizada a norte do cabo de Sines, onde as novas instalações do Laboratório de Ciências do Mar da UÉ (CIEMAR) vão ser construídas. A cerimónia contou com a presença de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, e de José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Publicado em 14.01.2020

Quintino Lopes, investigador do Instituto de História Contemporânea e do seu Grupo Ciência da Universidade de Évora (UÉ), está atualmente ligado a esta universidade, uma instituição vital na sua formação académica, na qual desenvolve o projeto de pós-doutoramento “The scientific 'centrality' of a 'peripheral' laboratory: the University of Coimbra Experimental Phonetics Laboratory (1936-72)”.

Publicado em 08.01.2020

A exposição Postcards_Trilogy foi inaugurada ontem, no dia 7 de janeiro de 2020, pelas 15h30, na Galeria de exposições da Casa de Burgos, em Évora.  Este projeto que surge da união entre as artes visuais e as artes performativas é da autoria de Eleonora Marzani, artista multidisciplinar italiana que é também investigadora do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ).

Publicado em 08.01.2020

Ao longo dos últimos 20 anos a Universidade de Évora (UÉ) tem vindo a consolidar o conhecimento sobre a gestão e conservação das populações de peixes migradores diádromos (e.g, sável, lampreia-marinha), sendo atualmente uma referência a nível nacional e internacional neste domínio. O excelente trabalho que a UÉ tem realizado foi recentemente alvo de reconhecimento público com uma menção explícita à instituição na legislação que regulamenta a pesca profissional da lampreia-marinha e do sável no estuário do rio Mondego e na Ria de Aveiro.

Publicado em 07.01.2020

In Rádio Campanário - 3.Jan.2020

in O Digital - 3.Jan.2020

Universidade de Évora será sede da maior unidade de investigação nacional, com foco na agricultura, ambiente e desenvolvimento

In Voz do Campo - 3.Jan.2020

In Rede Rural - 3.Jan.2020

In Agricultura e Mar - 3.Jan.2020

ICAAM acaba e integra Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento

Publicado em 06.01.2020

Aberta a possibilidade de Submissão de Artigos em diversos Special Issues de que os investigadores do MED são Editores Convidados.

Áreas: #Interacção Insectos-Ambiente #Biomarcadores em Saúde Animal e Doenças #Biomarcadores num contexto de 'One Health'"

#Alterações Climáticas e Desenvolvimento Florestal #Desafios da Paisagem Rural e Soluções para a Governação da Paisagem."

Submeta o seu artigo!

Publicado em 01.01.2020

Rui Dias, professor do Departamento de Geociências da Universidade de Évora (UÉ), investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT) e diretor do Centro de Ciência Viva de Estremoz, viu reconhecido o mérito do trabalho que desenvolveu ao longo da sua carreira profissional e foi aprovado como membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.

Publicado em 20.12.2019