O desenvolvimento sustentável é uma questão central no século XXI. Manuel Pedro Ivens Collares Pereira, à frente da Cátedra Energia Renováveis da Universidade de Évora entre 2010 e 2019, centrou a sua actividade, juntamente com a sua equipa, na Energia Solar de Concentração, com enfoque nas novas tecnologias de captação e transformação de radiação solar em calor e em electricidade, quer por via fotovoltaico quer por via térmica. Optimista por natureza, o investigador acredita no Plano Nacional Energia e Clima mas alerta que a mudança de paradigma exige uma alteração societal.

Publicado em 28.06.2019

A Universidade de Évora destaca-se no indicador que avalia a projeção internacional neste ranking organizado em torno de cinco grandes áreas - qualidade do ensino e da investigação, citações de artigos científicos, relação com a indústria e a projeção internacional - lista que apenas indica o lugar exato das instituições até à 100.ª posição, estando as restantes classificadas por intervalos, sem hierarquia.

Publicado em 28.06.2019

Oito das dezoito Unidades de Investigação integradas por equipas da Universidade de Évora (UÉvora), duas das quais lideradas pela instituição, classificadas com “Excelente” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Publicado em 28.06.2019

No âmbito de "O Tapete está na Rua'19", a Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Arraiolos assinaram um protocolo que visa a investigação pelo Laboratório HERCULES da UÉ na área da tinturaria e outras matérias ligadas ao Tapete de Arraiolos.

Publicado em 28.06.2019

Organizado pelo ICAAM, as Jornadas MED, decorreram nos dias 27 e 28 de Junho de 2019, no Pólo da Mitra da Universidade de Évora (UÉ). O encontro teve como tema central apresentar as oito linhas temáticas definidas para o novo centro “Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development” (MED).

Publicado em 28.06.2019

Um sistema inovador em tecnologia solar desenvolvido no âmbito do projeto SHIP - Solar Heat for Industrial Processes, com a participação da Universidade de Évora (UÉ), foi apresentando ontem, dia 26 de junho no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

Publicado em 27.06.2019

Coordenado na Universidade de Évora (UÉ) por Rui Salgado, Professor do Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ, o projeto CILIFO, envolve investigadores do Instituto de Ciências da Terra (ICT), Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) e o Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA).

Publicado em 26.06.2019
Feira de São João 2019
De 21.06.2019 a 30.06.2019
18:00 | Rossio | Évora

Ana Mendes Godinho deslocou-se esta terça-feira, dia 25 de junho à Universidade de Évora (UÉ) para uma visita guiada ao Colégio do Espírito Santo.

Publicado em 25.06.2019

Os Serviços de Ciência e Cooperação da Universidade de Évora em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente estão a organizar uma Sessão de Divulgação e Informação & Workshop de Capacitação para apoio à estruturação e apresentação de propostas à Call de 2019, no âmbito do LIFE - Programa para o Ambiente e a Ação Climática.

De 03.07.2016 a 03.07.2019
09:30 | Sala de Docentes, Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora