O Instituto Ciências da Terra (ICT) e o Projeto CILIFO marcaram presença na 25ª Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas. Ana Lourido e Flávio Couto, da Universidade de Évora (UÉ), participaram na mesa redonda “Cooperação, Governança e Inovação na Luta e Prevenção dos Incêndios Florestais”, que se realizou em Madrid no passado dia 11 de dezembro.

Publicado em 16.12.2019

O Polo do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da Universidade de Évora foi distinguido com o Prémio I&D Aplicada, atribuído pelo Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação (GAITEC) da Universidade de Évora, e pela DECSIS.

Publicado em 12.12.2019

A 29 de novembro realizou-se, na Universidade de Évora, o Encontro Cidades, Arquitetura e Arquivos no Contexto Ibérico.

Publicado em 09.12.2019

O Laboratório HERCULES da Universidade de Évora (UÉ) inventariou, documentou e reorganizou uma coleção de aproximadamente mil e duzentas amostras de Paolo e Laura Mora, onde se podem encontrar exemplares de vários países e de monumentos de cariz histórica excecional, como é o caso do túmulo de Nefertari, no vale das rainhas no Egipto.

Publicado em 09.12.2019

Recorrendo a métodos de estimativa do sexo e da idade à morte, à pesquisa de lesões ósseas e dentárias e à análise de isótopos estáveis de Carbono e Azoto avançou-se no conhecimento sobre quem eram e como viveram estes indivíduos mumificados da Capela dos Ossos em Évora.

Publicado em 06.12.2019

Além do projeto AERIS, que termina em março de 2020, a Universidade de Évora (UÉ) e o Instituto de Ciências da Terra (ICT) estão a participar, no âmbito da Engenharia Aeroespacial, em projetos relacionados com a Agência Espacial Europeia, sendo exemplo deste trabalho conjunto o projeto Near-Earth Object Modelling and Payloads for Protection.

Publicado em 06.12.2019

O projeto PlaCarvões "De Plásticos a Carvões Ativados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos", que integra uma equipa de investigadores da Universidade de Évora (UÉ), arrecadou o Prémio Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo, atribuído pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Publicado em 02.12.2019
Newsletter

O EERES4WATER é cofinanciado pelo Programa Interreg Área Atlântica e foca-se na otimização da gestão da energia do ciclo da água.

Publicado em 01.12.2019
Prof. Pedro Raposo de Almeida

O olhar da  Biologia sobre obras cujo impacto ambiental e económico teima em ser ignorado

Publicado em 30.11.2019

A Universidade de Évora (UÉ) desenvolveu uma ferramenta pioneira que utiliza tecnologia “smart-sensing” onde, através de uma rede de sensores inteligentes, recolhe continuamente e em tempo real os dados associados de suínos na fase de engorda, atuando de forma autónoma quer sobre os animais, quer no microclima registado nas instalações pecuárias.

Publicado em 29.11.2019