Ao longo dos últimos 20 anos a Universidade de Évora (UÉ) tem vindo a consolidar o conhecimento sobre a gestão e conservação das populações de peixes migradores diádromos (e.g, sável, lampreia-marinha), sendo atualmente uma referência a nível nacional e internacional neste domínio. O excelente trabalho que a UÉ tem realizado foi recentemente alvo de reconhecimento público com uma menção explícita à instituição na legislação que regulamenta a pesca profissional da lampreia-marinha e do sável no estuário do rio Mondego e na Ria de Aveiro.

Publicado em 07.01.2020

In Rádio Campanário - 3.Jan.2020

in O Digital - 3.Jan.2020

Universidade de Évora será sede da maior unidade de investigação nacional, com foco na agricultura, ambiente e desenvolvimento

In Voz do Campo - 3.Jan.2020

In Rede Rural - 3.Jan.2020

In Agricultura e Mar - 3.Jan.2020

ICAAM acaba e integra Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento

Publicado em 06.01.2020

Aberta a possibilidade de Submissão de Artigos em diversos Special Issues de que os investigadores do MED são Editores Convidados.

Áreas: #Interacção Insectos-Ambiente #Biomarcadores em Saúde Animal e Doenças #Biomarcadores num contexto de 'One Health'"

#Alterações Climáticas e Desenvolvimento Florestal #Desafios da Paisagem Rural e Soluções para a Governação da Paisagem."

Submeta o seu artigo!

Publicado em 01.01.2020

Rui Dias, professor do Departamento de Geociências da Universidade de Évora (UÉ), investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT) e diretor do Centro de Ciência Viva de Estremoz, viu reconhecido o mérito do trabalho que desenvolveu ao longo da sua carreira profissional e foi aprovado como membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.

Publicado em 20.12.2019

A escolha para o Prémio Vergílio Ferreira recaiu este ano sobre Carlos Reis, um dos mais relevantes ensaístas da atualidade. Este galardão, instituído pela Universidade de Évora em 1996, incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

Publicado em 20.12.2019

O estudo, que envolveu 11 investigadores do CIBIO-InBIO e do ICAAM, além de salientar a importância destas áreas, avança também com orientações para promover a sua "sustentabilidade socioecológica".

in Noticias ao Minuto - 10/12/2019

Publicado em 20.12.2019

Decorreu no passado dia 16 de dezembro, na Sala de Docentes da Universidade de Évora (UÉ), o lançamento do livro Aprenderes do Alentejo, editado e organizado por Lurdes Pratas Nico e Bravo Nico, professores do Departamento de Pedagogia e Educação da UÉ.

Publicado em 19.12.2019
A linguagem médica no século XVIII corpora e Humanidades Digitais

Decorreu, nos dias 09 e 10 de dezembro, na Universidade de Évora o IV Seminário Internacional História e Língua: Interfaces, dedicado ao tema "A linguagem médica no século XVIII corpora e Humanidades Digitais".

Publicado em 19.12.2019

Foi hoje divulgada oficialmente a primeira publicação sobre O estado das Aves em Portugal, que conta com a participação de três investigadores da UÉ, Inês Roque, Carlos Godinho e Rui Lourenço. Esta é a primeira vez que se realiza, em Portugal, um apanhado da maioria dos programas de monitorização de aves com base em ciência cidadã.

Publicado em 18.12.2019

Foi disponibilizado no repositório digital da Brown University o número 16 da Pessoa PluralA Journal of Fernando Pessoa Studies, a revista online de Estudos Pessoanos. O último número do ano 2019 é dedicado à receção internacional do poeta em países como Peru ou França e teve como editor convidado Antonio Sáez Delgado, professor do departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 17.12.2019