No dia 27 de janeiro de 2020, a UMPP - Unidade de Monitorização de Políticas Públicas da Universidade de Évora divulga no seu site, no endereço: http://www.umpp.uevora.pt/publicacoes/Public-Policy-Portuguese-Journal, o Public Policy Portuguese Journal, Volume 4, Number 2, 2019.

Dando cumprimento ao seu objetivo de produzir e disseminar conhecimento e informação sobre políticas políticas, a UMPP criou e publica o Public Policy Portuguese Journal.

O Public Policy Portuguese Journal é uma revista científica online e open acess, dedicada à temática das políticas públicas, editada pela Universidade de Évora, e que tem como Conselho Editorial os membros integrantes da Rede Portuguesa de Investigação em Políticas Públicas que a UMPP criou e dinamiza.

O Public Policy Portuguese Journal, Volume 4, Number 2, 2019, é um Special Issue coordenado, enquanto Guest Editor, por Eduardo Medeiros e é dedicado ao tema "Políticas Públicas e o Ordenamento do Território em Portugal - Uma análise crítica do PNPOT 1.0 e 2.0", e conta com a colaboração dos seguintes autores: António Covas, Aquiles Marreiros, António Sampaio Ramos, Eduardo Medeiros, Emily Lange, Iva Pires, João Ferrão, José Alberto Fernandes, José Magone e Paulo Neto.

Em 27.01.2020
10:00 | http://www.umpp.uevora.pt/publicacoes/Public-Policy-Portuguese-Journal

A Universidade de Évora (UÉ) vai receber a partir de amanhã, dia 24 de janeiro, e até ao dia 30, a Winter School do ED ARCHMAT (European Joint Doctorate in ARchaeological and Cultural Heritage MATerials Sciences) e, em simultâneo, o 9.º Encontro interino do E-RIHS-PP (European Research Infrastructure for Heritage Science), dois eventos internacionais que vão reunir representantes dos mais prestigiados centros de investigação em património cultural.

Publicado em 23.01.2020

A Universidade de Évora (UÉ) é uma das instituições de Ensino Superior que, desde 2013, colabora com a Plataforma Global para Estudantes Sírios, com a finalidade de chamar a atenção para a dura e premente realidade de jovens cujos percursos académicos são afetados direta ou indiretamente por situações de guerra e conflito que os obrigam a uma deslocação forçada dos seus países de origem.

Publicado em 23.01.2020
A Minha Investigação

Ana Isabel Queiroz é investigadora do CIDEHUS e desenvolve o seu trabalho na área das Humanidades Ambientais

Publicado em 22.01.2020

Jéssica Pina, trompetista e licenciada em música - ramo de jazz pela Universidade de Évora (UÉ), acompanha a artista Madonna na sua nova produção MADAME X world tour.

Publicado em 22.01.2020

Por Jorge Araújo

Em maio de 1991, no decurso do IV Congresso sobre o Alentejo que decorreu em Sines, ofereceu-se-me a oportunidade de questionar o Presidente da Câmara, Francisco do Ó Pacheco, sobre a sua disponibilidade para ceder, à Universidade de Évora, instalações com vista à criação de um laboratório de biologia marinha. A resposta não podia ter sido nem mais pronta nem mais satisfatória: fomos de imediato visitar o edifício da antiga “Casa do Gaiato”, localizado junto à praia Vasco da Gama, e verificámos que reunia as condições suficientes para a implantação de um laboratório de apoio ao ensino e à investigação, incluindo camaratas para alojamento dos estudantes.

Publicado em 20.01.2020

Manuel Collares Pereira, antigo responsável pela Cátedra Energias Renováveis, investigador coordenador e professor da Universidade de Évora (CER-UÉ), com a qual mantém contato próximo, vai receber o título de membro honorário da Academia Mexicana de Energia, dia 16 de janeiro, na Cidade do México.

Publicado em 14.01.2020

A Universidade de Évora (UÉ) e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve assinou hoje, dia 15 de janeiro, em Sines, um contrato de concessão de uso privativo de uma parcela de terreno do domínio público, localizada a norte do cabo de Sines, onde as novas instalações do Laboratório de Ciências do Mar da UÉ (CIEMAR) vão ser construídas. A cerimónia contou com a presença de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, e de José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Publicado em 14.01.2020

Quintino Lopes, investigador do Instituto de História Contemporânea e do seu Grupo Ciência da Universidade de Évora (UÉ), está atualmente ligado a esta universidade, uma instituição vital na sua formação académica, na qual desenvolve o projeto de pós-doutoramento “The scientific 'centrality' of a 'peripheral' laboratory: the University of Coimbra Experimental Phonetics Laboratory (1936-72)”.

Publicado em 08.01.2020

A exposição Postcards_Trilogy foi inaugurada ontem, no dia 7 de janeiro de 2020, pelas 15h30, na Galeria de exposições da Casa de Burgos, em Évora.  Este projeto que surge da união entre as artes visuais e as artes performativas é da autoria de Eleonora Marzani, artista multidisciplinar italiana que é também investigadora do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ).

Publicado em 08.01.2020