Notícias

Anthony Burke, Professor do Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UÉ), foi distinguido como ChemPubSoc Europe Fellow 2020.

Publicado em 11.03.2020

Uma equipa de investigadores do Instituto de Ciências da Terra (ICT) e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Universidade de Évora (UÉ) participa na campanha oceanográfica M162 – GLORIA FLOW que decorre até ao dia 5 de abril de 2020.

Publicado em 11.03.2020
Cidades com energia positiva

O projeto POCITYF - Positive Energy CITY Transformation Framework lançou um website onde é possível encontrar informação sobre objetivos, parceiros, cidades envolvidas e soluções técnicas propostas.

Publicado em 09.03.2020

Liderado pela equipa de investigação Pró-FlorMed da Universidade de Évora e do MED (Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento), o REGACORK, grupo operacional envolvido no projecto de investigação em rega de precisão de sobreiros, foi apresentado a uma audiência de 200 participantes com interesse na fileira da cortiça.

Publicado em 06.03.2020
Assembleia Geral e Encontro de Gestão

A segunda Assembleia Geral e o 3º Encontro de Gestão do projeto SFERA-III – Solar Facilities for the European Research Area – Third Phase, tiveram lugar em Cassacia, Itália, entre 11 e 13 de fevereiro. Ao longo de três dias, representantes das 15 instituições parceiras do projeto, oriundos de nove países-membros da União Europeia (UE), discutiram o funcionamento e atividades do SFERA-III e abordaram a cooperação entre academia e empresas.

Publicado em 06.03.2020

Autor de vários artigos científicos publicados em revistas internacionais, José Rafael Marques da Silva, professor do Departamento de Engenharia Rural da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e investigador do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), tem incidido a sua investigação na agricultura de precisão.

O também fundador da Agroinsider, uma Spin Off da Universidade de Évora que tem o seu foco na área da Agricultura de Precisão, realça, entre outros aspetos que “este modelo de agricultura é muito exigente do ponto de vista técnico, contudo, quando bem praticado, pode proporcionar retornos do investimento muito elevados ao empresário agrícola”.

Publicado em 06.03.2020

Entrevistada pela revista Vida Rural na sequência da sua intervenção no fórum Benefícios associados aos usos de micorrizas e tricodermas

Publicado em 05.03.2020

Investigação da Universidade de Évora (UÉ) aponta que a retenção de remanescentes de vegetação natural como árvores isoladas ou pequenos bosquetes, e a introdução de novos elementos estruturais como refúgios artificiais, estão entre as principais estratégias para alcançar o equilíbrio entre produção e conservação em olivais.

Publicado em 28.02.2020

Ana Curto, alumni de Biologia e colaboradora do Laboratório de Antropologia Biológica da Universidade de Évora (UÉ), foi distinguida com o prémio APA (Associação Portuguesa de Antropologia), na categoria IB: Texto Científico – Jovens Antropólogos (Antropologia Biológica/Forense).

Publicado em 28.02.2020

Há 10 anos, a 20 de fevereiro de 2010, ocorreu na ilha da Madeira um evento de precipitação extraordinariamente elevada que esteve na origem de deslizamento de terras com grandes perdas materiais e uma enorme tragédia humana. O estudo desenvolvido no Instituto de Ciências da Terra, (IST), Universidade de Évora, (UÉ) em colaboração com o IPMA, melhorou, entre outros parâmetros, o entendimento sobre os diferentes ambientes atmosféricos.

Publicado em 26.02.2020