No próximo dia 10 de Fevereiro o CEBAL irá organizar mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM...” tendo como convidado José Herrera,

Investigador do MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, que irá apresentar a palestra intitulada:

“Desafios e oportunidades na conservação da biodiversidade em olivais do Alentejo”

Em 10.02.2020
11:30 | Auditório da Escola Superior Agrária - IPB, em Beja (CEBAL)

Continuamos a seguir de perto o projeto de Quintino Lopes, o investigador do Instituto de História Contemporânea e do Grupo Ciência da Universidade de Évora (UÉ) que se tem dedicado a resgatar o trabalho de Armando de Lacerda, uma figura central na Fonética mundial pela criação de instrumentos científicos inovadores, como o “Policromógrafo”.

Publicado em 07.02.2020

Pedro Horta, titular da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ), foi o orador principal de mais um encontro da iniciativa Conversas com Ciência, intitulada “A Energia: de onde vem e como a usamos?”, que teve lugar na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, no dia 30 de janeiro.

Publicado em 06.02.2020
Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais

O projeto “Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios  Florestais” CILIFO (0753­_CILIFO_5_E), dispõe de um orçamento total de 24,6  milhões de euros, dos quais 75% são financiados pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A  Espanha-Portugal – Interreg POCTEP (2014-2020).

O CILIFO enquadra-se  no Programa POCTEP,  Objetivo Temático “5 – Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”; e na Prioridade de Investimento “5B – Promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resiliência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes”.

O projeto , cuja duração é de três anos( 01/01/2019-12/12/2021), pretende , através dos resultados previstos nas suas atividades, constituir-se como um Centro permanente para o desenvolvimento e promoção da formação, sensibilização, investigaçãoe, cooperação no combate aos incendios florestais.

Publicado em 06.02.2020

A equipa de investigadores do projeto AQUAPOLLIS+, coordenado por Teresa Cruz, investigadora do MARE, com base em problemas anteriormente identificados, testaram e compararam a sobrevivência e o crescimento dos percebes em três sistemas de cultivo diferentes, do ponto de vista da sua viabilidade biológica e económica.

Publicado em 04.02.2020

A Universidade de Évora (UÉ) inaugurou hoje, dia 4 de fevereiro de 2020, o Supercomputador Oblivion, adquirido para a infraestrutura de investigação ENGAGE SKA -"Enabling Green E-science for the SKA Research Infrastructure” e apresentado por Miguel Avillez, Professor do Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, coordenador do Supercomputador Oblivion.

Publicado em 04.02.2020

A Comissão Executiva do Colégio Europeu de Microbiologia Veterinária (ECVM) atribuiu o grau “De Facto Diplomate” à Prof. Doutora Elsa Duarte, Professora Auxiliar do Departamento de Medicina Veterinária.

Publicado em 03.02.2020

Carlo Bottaini, investigador do Laboratório HERCULES (Herança, Cultura, Estudos e Salvaguarda) da Universidade de Évora (UÉ), está atualmente a colaborar num projeto cujo objetivo é analisar em que estado de preservação e de corrosão se encontram obras históricas de Portugal da autoria do escultor Soares dos Reis, tal como é o caso da estátua de D. Afonso Henriques em Guimarães.

Publicado em 31.01.2020

A Universidade de Évora (UÉ) e o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente assinaram um protocolo de colaboração mútua no início do mês de janeiro com o objetivo de criar sinergias entre os projetos de conservação que cada entidade coordena na serra de Monchique.

Publicado em 28.01.2020

A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir o doutoramento honoris causa a Abílio Fernandes, antigo presidente da Câmara de Évora numa cerimónia agendada para o dia 25 de março de 2020 na sala de atos do Colégio Espírito Santo da UÉ, estando o discurso laudatório a cargo de Rui Namorado Rosa, professor emérito desta Universidade.

Publicado em 27.01.2020