Notícias

As entidades do projeto Co-Pesca 2 (Mar 2020), do qual o Polo MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Évora (MARE-UÉvora) é parceiro, congratulam-se com a decisão tomada pelos mariscadores licenciados para a apanha de percebe na Reserva Natural das Berlengas (RNB) no sentido de fazer face à atual situação de pandemia, pedindo à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Recursos Marítimos (DGRM) o fecho da atividade até que estejam reunidas todas as condições de segurança.

Publicado em 09.04.2020
#CityFromMyWindow campaign

A “City From My Window” (#CityFromMyWindow) is the new campaign launched by POCITYF – A POsitive Energy CITY Transformation Framework project, in cooperation with the Lighthouse Smart Cities, as a response to the outbreak of COVID-19. 

Publicado em 08.04.2020

A Universidade de Évora (UÉ) vai realizar testes à COVID-19 com vista a contribuir para o aumento da capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde. Estima-se a realização de até 300 testes por dia para apoiar, por um lado, o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e por outro, instituições de apoio a idosos da região, envolvendo várias Unidades de Investigação da UÉ e, neste último caso, também a Escola de Enfermagem São João de Deus, que irá efetuar a recolha das amostras.

Publicado em 06.04.2020
Entrevista a Francisco Javier Martínez
Por Sónia Bombico

O investigador do CIDEHUS-Universidade de Évora, Francisco Javier Martínez, é especialista em História da Medicina e o actual responsável pela Quarantine Studies Network.  

Publicado em 01.04.2020

No contexto da situação atual do Corona Vírus, o GPPQ/ANI informa que a Comissão Europeia publicou um conjunto de novas FAQs relativamente à reorientação e adaptação na implementação de projetos do Horizonte 2020.

Em 30.03.2020
OPINIÃO

Por Maria de Fátima Nunes *

Vivemos em quarentena. Fechados. O virtual tomou conta dos nossos quotidianos. Tempo de vazios que nos obrigam a pensar, inquietar e perceber como a condição humana é global! E com tantos traços de permanência de tempo longo, muito longo.

De um tempo de 100 anos.

Publicado em 30.03.2020

SNS24 Scout é a designação do novo sistema que está a ser desenvolvido, desde janeiro deste ano, por uma equipa de investigação da Universidade de Évora (UÉ) e que se espera vir a ter um impacto bastante significativo no serviço prestado aos cidadãos, permitindo uma melhor e mais rápida interação com a Linha SNS 24. O resultado esperado é uma diminuição de, pelo menos, 5% no tempo de cada chamada telefónica e um aumento estimado de 50.000 chamadas telefónicas atendidas durante um ano pela Linha SNS24.

Publicado em 25.03.2020

A Universidade de Évora (UÉ) colocou à disposição da Administração Regional de Saúde do Alentejo, um termociclador PCR, equipamento essencial ao diagnóstico da doença Covid-19, identificou também um ventilador que poderá ser cedido se necessário, tendo doado, ainda, materiais de proteção tais como luvas, máscaras cirúrgicas e batas armazenadas na Escola Superior de Enfermagem, no Hospital Veterinário, no laboratório de Biologia da ECT e nos Laboratórios de Virologia Vegetal e Micologia do MED.

Publicado em 22.03.2020

O IPMA tem, a partir do dia 12 março 2020, um novo captador polínico integrado na Rede de Monitorização de Pólen em Portugal, operada pelo Instituto de Ciências da Terra e da Atmosfera, por investigadores da Universidade de Évora, da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico da Guarda.

Publicado em 18.03.2020

Miguel Bastos Araújo, investigador da Universidade de Évora (UÉ) e especialista em alterações climáticas, apresentou resultados  de um estudo que apresenta uma simulação para cenário de propagação do Covid-19.

Publicado em 16.03.2020