Entrevistada pela revista Vida Rural na sequência da sua intervenção no fórum Benefícios associados aos usos de micorrizas e tricodermas

Publicado em 05.03.2020

Investigação da Universidade de Évora (UÉ) aponta que a retenção de remanescentes de vegetação natural como árvores isoladas ou pequenos bosquetes, e a introdução de novos elementos estruturais como refúgios artificiais, estão entre as principais estratégias para alcançar o equilíbrio entre produção e conservação em olivais.

Publicado em 28.02.2020

Ana Curto, alumni de Biologia e colaboradora do Laboratório de Antropologia Biológica da Universidade de Évora (UÉ), foi distinguida com o prémio APA (Associação Portuguesa de Antropologia), na categoria IB: Texto Científico – Jovens Antropólogos (Antropologia Biológica/Forense).

Publicado em 28.02.2020

Há 10 anos, a 20 de fevereiro de 2010, ocorreu na ilha da Madeira um evento de precipitação extraordinariamente elevada que esteve na origem de deslizamento de terras com grandes perdas materiais e uma enorme tragédia humana. O estudo desenvolvido no Instituto de Ciências da Terra, (IST), Universidade de Évora, (UÉ) em colaboração com o IPMA, melhorou, entre outros parâmetros, o entendimento sobre os diferentes ambientes atmosféricos.

Publicado em 26.02.2020

Estudo conduzido por equipa de investigação da Universidade de Évora aponta para a possibilidade de estimar a probabilidade de ocorrência e as regiões onde os incêndios florestais podem ser originados naturalmente por raios. A investigação coordenada pelo investigador Rui Salgado enquadra-se nos objetivos do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO).

Publicado em 20.02.2020

A Universidade de Évora (UÉ) encontra-se a investigar como as grutas paleolíticas podem esconder a solução para doenças do século XXI. Ana Teresa Caldeira, investigadora do Laboratório HERCULES da UÉ, explica ao Observador como pretedem encontrar “nichos de biodiversidade desconhecidos" ou seja, "bactérias com potencial biotecnológico que possam ser utilizadas para a medicina e aplicações ambientais”.

Publicado em 13.02.2020
4ª Assembleia Geral do INSHIP

A 4ª Assembleia Geral do projeto INSHIP - Integrating National Research Agendas on Solar Heat for Industrial Processes (Integração do calor de processo solar na indústria nas agendas nacionais de investigação), decorreu em Portugal, entre os dias 21 e 23 de janeiro, na Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 12.02.2020

A Universidade de Évora (UÉ) integra o Projeto PME Digital que tem como objetivo capacitar mais de 3.000 PME de norte a sul do país em competências digitais. Em Março, a UÉ recebe uma sessão de apresentação deste projeto, abordando entre outros temas, as fábricas do futuro ou como a Transformação Digital irá transformar as cidades e quais as oportunidades de negócio para as PME.

Publicado em 07.02.2020

O Museu Virtual da Biodiversidade (MVBIO), um projeto vinculado à Universidade de Évora (UÉ), que funciona como um local de partilha de conhecimentos e de divulgação do património natural português, avançou recentemente para um novo desafio, a criação de uma revista de cultura científica, Naturae Digital.

Publicado em 07.02.2020

A estreia de 'Letter VI', para piano, e a interpretação de 'Four Poems', de Christopher Bochmann, Professor catedrático da Universidade de Évora (UÉ) está agendada para o dia 18 de fevereiro no âmbito do recital da soprano Danae Eleni e do pianista Guy Newbury, que terá lugar na Universidade de Oxford.