Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais
Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais

O projeto “Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios  Florestais” CILIFO (0753­_CILIFO_5_E), dispõe de um orçamento total de 24,6  milhões de euros, dos quais 75% são financiados pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A  Espanha-Portugal – Interreg POCTEP (2014-2020).

O CILIFO enquadra-se  no Programa POCTEP,  Objetivo Temático “5 – Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”; e na Prioridade de Investimento “5B – Promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resiliência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes”.

O projeto , cuja duração é de três anos( 01/01/2019-12/12/2021), pretende , através dos resultados previstos nas suas atividades, constituir-se como um Centro permanente para o desenvolvimento e promoção da formação, sensibilização, investigaçãoe, cooperação no combate aos incendios florestais.

 http://cilifo.eu/?lang=pt-pt

Objetivos do CILIFO

 

  1. Reforçar e promover a cooperação, os procedimentos de trabalho e a formação entre os Dispositivos de Prevenção e Extinção de Incêndios Florestais dentro da área de cooperação da Euro Região Alentejo – Algarve – Andaluzia.
  2. Promover a criação de emprego duradouro e de qualidade na área de influência do projeto; reduzir o custo económico dos incêndios fomentando a economia rural ligada à paisagem.
  3. Melhorar a capacidade de resposta face aos incêndios florestais das entidades e autoridades implicadas no combate aos mesmos nas três regiões participantes.
Publicado em 06.02.2020