Antonio Sáez Delgado, editor convidado da revista internacional Pessoa Plural

Foi disponibilizado no repositório digital da Brown University o número 16 da Pessoa PluralA Journal of Fernando Pessoa Studies, a revista online de Estudos Pessoanos. O último número do ano 2019 é dedicado à receção internacional do poeta em países como Peru ou França e teve como editor convidado Antonio Sáez Delgado, professor do departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora (UÉ).

Assinalaram-se a 30 de novembro os oitenta e quatro anos da morte de Fernando Pessoa (13 de junho de 1888-30 de novembro de 1935), o ícone da cultura portuguesa que procurou divulgar a sua obra além-fronteiras em vida e que é atualmente um dos escritores portugueses com maior projeção internacional. Nesta linha, Antonio Sáez Delgado destaca, na primeira página da revista, as ações de Fernando Pessoa “numa tentativa visionária de transformar Portugal em capital do meridiano cultural internacional”. Assim sendo, procura-se através desta décima sexta edição “esboçar um mapa (uma parte do mapa) de Pessoa no mundo (uma parte do mundo), com a consciência plena de que é um constante e limitado work in progress, mas, ao mesmo tempo, com a ambição de desenhar linhas que pretendem sistematizar a presença internacional de Pessoa, cuja definição e estudo começam a ser absolutamente necessários”, escreve.

Esta recente edição da Pessoa Plural inclui ainda onze artigos que visam promover a obra pessoana na Europa e na América, contudo, Antonio Sáez Delgado ambiciona que num próximo exemplar se possam incluir os restantes continentes, nomeadamente Ásia e África. O professor do departamento de Linguística e Literaturas da UÉ convida assim o leitor a envolver-se neste primeiro capítulo “de um amplo projeto de configuração da imagem de um Pessoa Global”.

Antonio Sáez Delgado é especialista em literatura comparada, mais concretamente, em relações literárias entre Portugal e Espanha nas primeiras décadas do Século XX. O professor de Literaturas e Tradução da UÉ destaca-se também pelo seu trabalho literário que alberga a tradução de grandes vultos da cultura portuguesa contemporânea como Fernando Pessoa, António Lobo Antunes, Manuel António Pia, entre outros. No papel de autor e de coordenador, foi o editor convidado para o novo número da Pessoa Plural, uma revista académica internacional, editada pelo Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros de Brown, pelo Departamento de Estudos Literários Comparativos da Universidade de Warwick e pelo Departamento de Humanidades e Literatura da Universidad de los Andes. Antonio Sáez Delgado assina a introdução da revista e o artigo em espanhol “Portugal y España: el siglo Pessoa”.

Este número especial é dedicado a George Monteiro, norte-americano de origem portuguesa, que morreu no passado mês de novembro. George Monteiro foi professor emérito de literatura portuguesa e brasileira na Brown University, nos Estados Unidos da América e, apesar de ter publicado mais de trinta obras, o autor dedicou-se em particular ao estudo de Fernando Pessoa.

Publicado em 17.12.2019
Fonte: GabCom | UÉ