Artigo "Radiografia baseada em evidências" na Revista Radiography

Investigadores do CICS.NOVA.UÉvora publicam, em co-autoria, na Revista Radiography, uma das mais conceituadas revistas na área da Radiologia a nível europeu e mundial.

No artigo intitulado “Evidence-based radiography: A new methodology for the systematisation of an old practice?”, a equipa de investigadores refere que as profissões que aplicam conhecimentos teóricos em constante evolução no campo laboral exigem do profissional uma constante atualização em face dos novos conhecimentos produzidos e divulgados. Este facto adquire uma sublime importância quando se tratam de profissões na área da saúde, como é o caso concreto da Radiologia ou da Imagem Médica e Radioterapia.

Mas trabalhamos de acordo com o conhecimento mais atual, divulgado na comunidade científica? Aplicam-se as melhores práticas? Quais são as fontes do conhecimento? A estas perguntas pretende-se responder com o artigo agora públicado, uma vez que, tal como sublinham, "ao praticar a radiografia com base nos melhores conhecimentos científicos disponíveis, os profissionais garantem o melhor para os pacientes e para a profissão", para tal "antes de tomar qualquer ação é importante avaliar a situação atual".

 

 

Publicado em 29.10.2019
Fonte: GabCom | UÉ