Foto:Forum Estudante
Estudantes do Mestrado em Engenharia Informática da UÉ" na Huawei

Rute Gomes Veladas e Daniel Coutinho, estudantes do Mestrado em Engenharia Informática da Universidade de Évora, foram selecionados na iniciativa Seeds for the Future promovida pela Huawei. Os estudantes da UÉ vão agora integrar um programa de formação na sede da Huawei, em Shenzhen, na China, e conhecer uma das mais avançadas e inovadoras instalações de Investigação & Desenvolvimento do mundo, num ambiente multicultural, inovador e criativo.

A nível nacional, os estudantes do Mestrado em Engenharia Informática da Universidade de Évora integram o restrito grupo de dez estudantes provenientes de instituições portuguesas de ensino, com formação nas áreas de Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Comunicações, que vão ter oportunidade de formação e networking com engenheiros de alto nível desta empresa multinacional de equipamentos para redes de telecomunicações.

“O Seeds for the Future é um dos contributos da Huawei para a capacitação do talento nacional, num contexto em que as TIC assumem um peso crescente na economia do país”, afirma Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei em Portugal. “Este programa representa também o compromisso contínuo que a Huawei tem com Portugal, bem como o investimento que tem vindo a ser feito ao longo dos 15 anos de presença no país” acrescenta.

Para Miguel Frasquilho, Presidente da AICEP o “Programa “Seeds for the Future” da Huawei é uma excelente oportunidade para os jovens estudantes universitários portugueses desenvolverem uma cultura internacional num contexto real e de forte dinâmica. Esta parceria com a Huawei tem vindo a sedimentar o relacionamento e o compromisso entre a Huawei e Portugal“.

“Este programa reflete o nosso contínuo compromisso com a sociedade portuguesa e com a indústria das TIC. Acreditamos que estamos a contribuir ativamente para o desenvolvimento das TIC em Portugal, sendo esta uma oportunidade única para enriquecer o curriculum e expertise destes estudantes. O programa reflete também a parceria forte com a AICEP e com as instituições de ensino superior em Portugal.” diz Chris Lu, Country Director da Huawei Portugal.

A primeira edição do Seeds for the Future decorreu em julho de 2015, após a assinatura do Memorando de Entendimento com a AICEP para a implementação desta iniciativa em Portugal, em maio de 2014, durante a visita oficial à China do então Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.

Recorde-se que o Mestrado em Engenharia Informática da Universidade de Évora complementa os conhecimentos adquiridos num 1.º ciclo em Engenharia Informática, oferecendo formação avançada em diversas áreas de Informática, estimulando a adaptação a novas tecnologias, desenvolvendo a capacidade para projetar produtos inovadores com recurso a técnicas atuais e fomentando a aquisição de competências como o sentido critico, a criatividade e o trabalho em equipa.

Publicado em 24.10.2019
Fonte: GabCom | UÉ