Roadmap do Espaço Europeu de Investigação (ERA/EEI)- Igualdade de Género e Questões de Género na Investigação

 O Standing Working Group on Gender, Research and Innovation (SWG GRI), na prossecução da sua missão de aconselhamento à Comissão Europeia e ao Conselho Europeu relativamente a políticas e iniciativas sobre a igualdade de género na investigação e inovação (I&I), deu a conhecer os documentos resultantes das suas atividades. Estes formulam recomendações aos Estados-Membros sobre a “Igualdade de Género e Questões de Género na Investigação”, que é uma das 6 prioridades do ERA Roadmap 2015-2020 definido pelo European Research Area and Innovation Committee (ERAC).

 O SWG GRI é um grupo europeu criado no âmbito do ERAC, o qual se seguiu ao Helsinki Group on Gender in Research and Innovation, cuja atividade visa o benefício dos cientistas, das instituições de investigação, universidades, empresas e sociedade em geral, contribuindo para o desenvolvimento do Espaço Europeu de Investigação (ERA/EEI). Constituem como objetivos centrais a igualdade de género e oportunidades iguais nas carreiras de investigação; o equilíbrio de género nas posições de liderança e de decisão; e a integração da dimensão de género nos conteúdos e programas de investigação e inovação.

Os documentos (em anexo) são:

  1. Relatório sobre a Implementação das Conclusões do Conselho de 1 de dezembro de 2015 “Promover a Igualdade de Género no Espaço Europeu de Investigação (EEI)”.
  2. Combater o enviesamento de Género na avaliação da investigação: recomendações aos Estados Membros.
  3. Policy Brief – Inovando a inovação: Policy brief em género e Inovação.
  4. Orientações sobre critérios de boas práticas para reforço da implementação da prioridade 4 do Espaço Europeu de Investigação (ERA/EEI).
Em 18.10.2019