Universidade de Évora premiada no concurso Born from Knowledge (BfK) Ideas 2019

Inês Secca Ruivo, professora no Departamento de Arte Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora, e Cátia Bailão Silva, alumna da UÉ, receberam o primeiro prémio na categoria de Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção com o produto NAUTILUS, um sistema de abrigo transportável com capacidade de recolha, aproveitamento e conversão de humidade em água potável.

O projeto Nautilus, desenvolvido no contexto do Mestrado em Design da Universidade de Évora, e em processo de patente nacional e Europeia desde 2017, consiste num abrigo de emergência, montável e desmontável em quatro passos simples, que conta com a incorporação de um novo material com propriedades hidrófilas e hidrófugas que permite a coleta, recuperação e conversão de névoa em água, bem como o seu armazenamento, tratamento e transporte para posterior consumo.

A Universidade de Évora, através do GAITEC, concorreu à edição de 2019 desta iniciativa, que recebeu um total de 30 ideias de negócio em quatro categorias: Saúde e Bem-Estar; Turismo, Indústrias Culturais e Criativas; Recursos Naturais, Ambiente e Alterações Climáticas; e Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção.

Os concorrentes das regiões Centro e Alentejo participaram num programa de imersão, nos dias 19 e 25 de setembro, que serviu para aperfeiçoarem o desenvolvimento das ideias e o seu modelo de negócio. Na final do concurso, no dia 10 de outubro, no IPMAIA, as equipas apresentaram os seus projetos diante de um júri especialista em cada uma das categorias. No período da tarde teve lugar uma sessão pública com as ideias finalistas (duas por categoria) e anunciados os vencedores, que serão premiados com o acesso direto a um programa de aceleração em ciência e tecnologia com a duração de três meses.

O Born from Knowledge (BfK) é um Programa promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI), no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020 através do Portugal 2020 e do FEDER. Este programa recebe anualmente projetos submetidos pelas Instituições de Ensino Superior parceiras, incentivando e apoiando o trabalho que desenvolvem. Anualmente promovem o concurso de ideias BfK, com uma final nacional das melhores ideias de negócio de estudantes e investigadores de Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas.

Publicado em 15.10.2019
Fonte: GabCom | UÉ