A Universidade de Évora (UÉ) encontra-se a investigar como as grutas paleolíticas podem esconder a solução para doenças do século XXI. Ana Teresa Caldeira, investigadora do Laboratório HERCULES da UÉ, explica ao Observador como pretedem encontrar “nichos de biodiversidade desconhecidos" ou seja, "bactérias com potencial biotecnológico que possam ser utilizadas para a medicina e aplicações ambientais”.

Publicado em 13.02.2020
4ª Assembleia Geral do INSHIP

A 4ª Assembleia Geral do projeto INSHIP - Integrating National Research Agendas on Solar Heat for Industrial Processes (Integração do calor de processo solar na indústria nas agendas nacionais de investigação), decorreu em Portugal, entre os dias 21 e 23 de janeiro, na Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 12.02.2020

A Universidade de Évora (UÉ) integra o Projeto PME Digital que tem como objetivo capacitar mais de 3.000 PME de norte a sul do país em competências digitais. Em Março, a UÉ recebe uma sessão de apresentação deste projeto, abordando entre outros temas, as fábricas do futuro ou como a Transformação Digital irá transformar as cidades e quais as oportunidades de negócio para as PME.

Publicado em 07.02.2020

O Museu Virtual da Biodiversidade (MVBIO), um projeto vinculado à Universidade de Évora (UÉ), que funciona como um local de partilha de conhecimentos e de divulgação do património natural português, avançou recentemente para um novo desafio, a criação de uma revista de cultura científica, Naturae Digital.

Publicado em 07.02.2020

A estreia de 'Letter VI', para piano, e a interpretação de 'Four Poems', de Christopher Bochmann, Professor catedrático da Universidade de Évora (UÉ) está agendada para o dia 18 de fevereiro no âmbito do recital da soprano Danae Eleni e do pianista Guy Newbury, que terá lugar na Universidade de Oxford.

Publicado em 07.02.2020

No próximo dia 10 de Fevereiro o CEBAL irá organizar mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM...” tendo como convidado José Herrera,

Investigador do MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, que irá apresentar a palestra intitulada:

“Desafios e oportunidades na conservação da biodiversidade em olivais do Alentejo”

Em 10.02.2020
11:30 | Auditório da Escola Superior Agrária - IPB, em Beja (CEBAL)

Continuamos a seguir de perto o projeto de Quintino Lopes, o investigador do Instituto de História Contemporânea e do Grupo Ciência da Universidade de Évora (UÉ) que se tem dedicado a resgatar o trabalho de Armando de Lacerda, uma figura central na Fonética mundial pela criação de instrumentos científicos inovadores, como o “Policromógrafo”.

Publicado em 07.02.2020

Pedro Horta, titular da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ), foi o orador principal de mais um encontro da iniciativa Conversas com Ciência, intitulada “A Energia: de onde vem e como a usamos?”, que teve lugar na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, no dia 30 de janeiro.

Publicado em 06.02.2020
Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais

O projeto “Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios  Florestais” CILIFO (0753­_CILIFO_5_E), dispõe de um orçamento total de 24,6  milhões de euros, dos quais 75% são financiados pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A  Espanha-Portugal – Interreg POCTEP (2014-2020).

O CILIFO enquadra-se  no Programa POCTEP,  Objetivo Temático “5 – Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”; e na Prioridade de Investimento “5B – Promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resiliência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes”.

O projeto , cuja duração é de três anos( 01/01/2019-12/12/2021), pretende , através dos resultados previstos nas suas atividades, constituir-se como um Centro permanente para o desenvolvimento e promoção da formação, sensibilização, investigaçãoe, cooperação no combate aos incendios florestais.

Publicado em 06.02.2020

A equipa de investigadores do projeto AQUAPOLLIS+, coordenado por Teresa Cruz, investigadora do MARE, com base em problemas anteriormente identificados, testaram e compararam a sobrevivência e o crescimento dos percebes em três sistemas de cultivo diferentes, do ponto de vista da sua viabilidade biológica e económica.

Publicado em 04.02.2020