Notícias

SNS24 Scout é a designação do novo sistema que está a ser desenvolvido, desde janeiro deste ano, por uma equipa de investigação da Universidade de Évora (UÉ) e que se espera vir a ter um impacto bastante significativo no serviço prestado aos cidadãos, permitindo uma melhor e mais rápida interação com a Linha SNS 24. O resultado esperado é uma diminuição de, pelo menos, 5% no tempo de cada chamada telefónica e um aumento estimado de 50.000 chamadas telefónicas atendidas durante um ano pela Linha SNS24.

Publicado em 25.03.2020

A Universidade de Évora (UÉ) colocou à disposição da Administração Regional de Saúde do Alentejo, um termociclador PCR, equipamento essencial ao diagnóstico da doença Covid-19, identificou também um ventilador que poderá ser cedido se necessário, tendo doado, ainda, materiais de proteção tais como luvas, máscaras cirúrgicas e batas armazenadas na Escola Superior de Enfermagem, no Hospital Veterinário, no laboratório de Biologia da ECT e nos Laboratórios de Virologia Vegetal e Micologia do MED.

Publicado em 22.03.2020

O IPMA tem, a partir do dia 12 março 2020, um novo captador polínico integrado na Rede de Monitorização de Pólen em Portugal, operada pelo Instituto de Ciências da Terra e da Atmosfera, por investigadores da Universidade de Évora, da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico da Guarda.

Publicado em 18.03.2020

Miguel Bastos Araújo, investigador da Universidade de Évora (UÉ) e especialista em alterações climáticas, apresentou resultados  de um estudo que apresenta uma simulação para cenário de propagação do Covid-19.

Publicado em 16.03.2020

Anthony Burke, Professor do Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UÉ), foi distinguido como ChemPubSoc Europe Fellow 2020.

Publicado em 11.03.2020

Uma equipa de investigadores do Instituto de Ciências da Terra (ICT) e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Universidade de Évora (UÉ) participa na campanha oceanográfica M162 – GLORIA FLOW que decorre até ao dia 5 de abril de 2020.

Publicado em 11.03.2020
Cidades com energia positiva

O projeto POCITYF - Positive Energy CITY Transformation Framework lançou um website onde é possível encontrar informação sobre objetivos, parceiros, cidades envolvidas e soluções técnicas propostas.

Publicado em 09.03.2020

Liderado pela equipa de investigação Pró-FlorMed da Universidade de Évora e do MED (Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento), o REGACORK, grupo operacional envolvido no projecto de investigação em rega de precisão de sobreiros, foi apresentado a uma audiência de 200 participantes com interesse na fileira da cortiça.

Publicado em 06.03.2020
Assembleia Geral e Encontro de Gestão

A segunda Assembleia Geral e o 3º Encontro de Gestão do projeto SFERA-III – Solar Facilities for the European Research Area – Third Phase, tiveram lugar em Cassacia, Itália, entre 11 e 13 de fevereiro. Ao longo de três dias, representantes das 15 instituições parceiras do projeto, oriundos de nove países-membros da União Europeia (UE), discutiram o funcionamento e atividades do SFERA-III e abordaram a cooperação entre academia e empresas.

Publicado em 06.03.2020

Autor de vários artigos científicos publicados em revistas internacionais, José Rafael Marques da Silva, professor do Departamento de Engenharia Rural da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e investigador do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), tem incidido a sua investigação na agricultura de precisão.

O também fundador da Agroinsider, uma Spin Off da Universidade de Évora que tem o seu foco na área da Agricultura de Precisão, realça, entre outros aspetos que “este modelo de agricultura é muito exigente do ponto de vista técnico, contudo, quando bem praticado, pode proporcionar retornos do investimento muito elevados ao empresário agrícola”.

Publicado em 06.03.2020