Linkedin CER-UÉ

Hoje, Dia Mundial do Sol, a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) inicia a sua presença na rede social Linkedin. Esta data, proclamada para promover a energia solar, é significativa para um centro de investigação que tem como missão o desenvolvimento de soluções tecnológicas e aplicações de energia solar para a descarbonização de diferentes setores da economia num contexto de transição energética.

Publicado em 03.05.2020

Jaime Serra, Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (UÉ), apresentou algumas reflexões sobre o presente e o futuro do turismo no contexto da pandemia, numa sessão online que decorreu ontem no âmbito do “Responder à Pandemia”, uma iniciativa do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) a que a UÉ se associou.

Publicado em 30.04.2020

A edição de Abril 2020 da revista VISÃO História é dedicada ao tema das epidemias e pestes em Portugal. A publicação conta com um conjunto de textos de investigadores portugueses, entre os quais Laurinda Abreu e André Silva, investigadores do CIDEHUS-UÉ.

Publicado em 29.04.2020

Narrativas de uma pandemia... é uma iniciativa dos investigadores do CIDEHUS, coordenada por Sónia Bombico. A página conta com entrevistas, artigos de opinião, notícias e artigos de divulgação científica que cruzam a investigação em História e Ciências Sociais com o mundo actual, desacelerado pela pandemia do novo Coronavírus.

Narrativas de uma Pandemia

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Évora (UÉ) pretende encontrar soluções para a retoma da economia assentes em evidência histórica e epidemiológica, que permita transformar a incerteza em cálculos de risco.

Publicado em 29.04.2020

Recentemente encontrados na Praia da Costa do Norte, a norte de Sines, dois ossos de grandes dimensões, possivelmente de baleia, vão ser estudados no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, onde estão expostos.

Entrevista a André Silva
Por Sónia Bombico

André Silva é doutorando em História Medieval na Universidade do Porto e integra as equipas de investigação do CITCEM – Universidade do Porto e do CIDEHUS – Universidade de Évora. O seu percurso académico é focado no estudo dos contextos socioculturais e económicos associados à História das Ciências da Saúde, no período medieval em Portugal.

Publicado em 28.04.2020
Cidades Inteligentes

O projeto POCITYF (POsitive Energy CITY Transformation Framework) disponibiliza um novo vídeo com as principais linhas estratégicas de atuação para conseguir que as cidades históricas se tornem mais verdes, inteligentes e habitáveis.

Publicado em 24.04.2020

O Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) integra o projeto S4Agro - Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial, financiando com 1 milhão de Euros para promover a Sustentabilidade ambiental, a Salvaguarda de recursos, a Segurança de processos e a Sustentabilidade económica das empresas do setor agroindustrial.

Publicado em 24.04.2020

Publicado em 23.04.2020