Cátedra Energias Renováveis

A cátedra Energias Renováveis, recentemente criada tem como titular, desde Novembro de 2010, o Professor Doutor Manuel Collares Pereira. O trabalho inicial de investigação e desenvolvimento  da Cátedra será sobre a produção de calor de processo até temperaturas da ordem de 200ºC  recorrendo à óptica dos concentradores do tipo CPC e à produção de electricidade por via térmica através de óptica do tipo Fresnel Linear de alto rendimento (Etendue Matched). Abordará também o tema da medida e análise de dados de radiação solar, sobretudo a radiação solar directa, explorando os recursos e competências desenvolvidos ao longo dos anos nesta área pela Universidade (CGE).  Propõe-se desenvolver uma nova interface Universidade/Empresas, designada por Instituto Português de Energia Solar, para agilizar a  prestação de serviços nas áreas da investigação e desenvolvimento e do ensaio de novos colectores, concentradores e componentes de sistemas solares.

Gabinete: PV 206
Tlf.: +351 266 706 581