Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência

Olhar para o ecossistema do Montado de Sobreiro como um todo e coordenar esforços entre as diferentes atividades agrícolas e pecuárias ali existentes, é um passo necessário para a preservação deste ambiente típico da região alentejana.​

Publicado em 22.06.2017

Coordenado pela Universidade de Évora, o projeto “LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga”, conta com o apoio técnico-científico do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). Com um orçamento global de 3,3M de euros, e duração de 5 anos, está previsto o arranque dos trabalhos para início do mês de agosto.

Publicado em 21.06.2017
Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência

Com recurso a sondas florescentes esta metodologia permite identificar, de forma pouco invasiva, que organismos estão presentes numa obra de arte. O objetivo desta técnica é permitir uma rápida intervenção de restauro em obras atacadas por microrganismos biodeteriogénicos.

Publicado em 15.06.2017
Universidade Popular Túlio Espanca
Em 01.07.2017
Barrancos
Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência

Preservar a Vila Romana de Pisões através de cruzamento de técnicas geofísicas é o objetivo deste estudo.

Publicado em 07.06.2017
Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência

A identificação e minimização de fatores de ameaça ao saramugo, bem como medidas de ação de conservação desta espécie são os grandes objetivos desta investigação.

Publicado em 29.05.2017
Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência

As características geológicas dos Açores fazem do arquipélago um local propício a uma atividade sísmica relativamente intensa. Localizados na zona de contacto entre as placas tectónicas euroasiática, africana e norte-americana, os Açores sofreram ao longo dos últimos séculos diversos tremores de terra que resultaram na perda de vidas humanas e na destruição do seu património.​

Publicado em 24.05.2017
Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência

“A reforma tridentina e a música no silêncio claustral” é o nome deste projeto que, através da análise do espólio do Arquivo Distrital de Évora, recuperou para os dias de hoje a música, os rituais e as práticas religiosas do mosteiro cisterciense feminino de S. Bento de Cástris​.

Publicado em 17.05.2017

Com a participação da equipa da universidade de Évora

De 04.10.2017 a 06.10.2017
Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) - Rio de Janeiro