Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência

“A reforma tridentina e a música no silêncio claustral” é o nome deste projeto que, através da análise do espólio do Arquivo Distrital de Évora, recuperou para os dias de hoje a música, os rituais e as práticas religiosas do mosteiro cisterciense feminino de S. Bento de Cástris​.

Publicado em 17.05.2017

Com a participação da equipa da universidade de Évora

De 04.10.2017 a 06.10.2017
Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) - Rio de Janeiro

O Projeto FlexStone, liderado pela CEI, consiste no desenvolvimento e demonstração em ambiente real de dois equipamentos totalmente inovadores para a Pedra Natural: Equipamento para fabrico de tampos de cozinha por medida e Equipamento multifuncional para “fábrica de amostras em Rocha Ornamental”

Publicado em 10.05.2017
Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência

Projeto “Viver em Segurança no Alentejo” ajuda a identificar os fatores de risco nos idosos.

Publicado em 08.05.2017

A Universidade de Évora (UÉ), recebeu dia 2 de maio o Reitor da Universidade Cesumar (Brasil), Wilson de Matos Silva, que apresentou no Colégio do Espírito Santo, uma conferência subordinada ao tema “Empreendedorismo e Educação”

Publicado em 03.05.2017

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora é a representante portuguesa na Parceria para a Investigação e Inovação no Espaço Mediterrânico (PRIMA). O anúncio foi feito por Manuel Heitor, Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior no âmbito do Seminário Desafios para a investigação no Mediterrâneo: Alimentação, recursos e territórios que decorreu dia 28 de abril no Pólo da Mitra da UÉ.

Publicado em 03.05.2017

Investigadora do NemaLab Margarida Espada visita The Baum Lab com o objectivo de colaboração na sua tese de Doutoramento. A equipa do "The Baum Lab" é reconhecida na comunidade cientifica de Nematologia por ter desenvolvido uma técnica de micro-aspiração que permite a separação de células glandulares de nemátodes para posterior sequenciação por NGS.

Publicado em 07.04.2017

Assinado ontem no âmbito do Portugal eHealth Summit, o Acordo firmado entre a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE e a Universidade de Évora (UÉ) afirma a aposta estratégica da UÉ em telesaúde, homecare ou telemedicina.

Publicado em 06.04.2017

Docentes do Departamento de Psicologia e investigadores do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Rui C. Campos e Sofia Tavares, obtiveram prémios científicos no XVI Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia. Um dos trabalhos apresentados foi premiado como o melhor poster e outro obteve uma das duas menções honrosas atribuídas pelo júri. O total de posters afixados foi de 37.

Posters premiados:

Melhor poster

Campos, R. C., Holden, R. R., & Gomes, M. (2017). Avaliação da variável dor psicológica como indicadora de risco suicidário: Dados com a versão portuguesa da Psychache Scale. Poster apresentado no XVI Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia. Aveiro, 31 de Março e 1 de Abril.

Menção honrosa

Tavares, S., Caldeira, C., & Campos, R. C. (2017). Estratégias de resolução de problemas em indivíduos que tentaram o suicídio. Poster apresentado no XVI Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia. Aveiro, 31 de Março e 1 de Abril.

Publicado em 06.04.2017