Projeto “Conhecer e Prevenir o VIH-SIDA”

Publicado em 28.03.2018

A primeira pós-graduação em associação na área da aeronáutica entre a Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Setúbal pode ser uma realidade já em Setembro, pelo menos foi essa a vontade expressa por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, na sessão de assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas instituições que decorreu hoje, dia 27 de março, na Universidade de Évora.

Publicado em 27.03.2018

IDERCEXA é o acrónimo do projeto de investigação e desenvolvimento em Energias Renováveis que pretende promover a utilização deste tipo de energia, mostrar a importância da inovação no uso energético sustentável e promover a redução da atual dependência da energia que provém de combustíveis fósseis, para aplicação no tecido empresarial da zona Centro, Extremadura e Alentejo.

Publicado em 22.03.2018

O projeto ACUAsave é uma iniciativa do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora.
É um projeto de transferência de conhecimento científico e tecnológico desenvolvido ao nível do ICAAM-UE na área da Agricultura de Conservação, maquinaria agrícola inovadora e técnicas associadas.
Focado na problemática da gestão eficiente da água de regadio, e tomando a cultura do milho como exemplo, terá como destinatários principais dessa transferência de conhecimento tecnológico e científico, os produtores e as empresas de prestação de serviços específicos de apoio à agricultura.

Ver mais em http://acuasave.pt/

Publicado em 01.03.2018

Instalada no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia já a partir de abril, a CRITICAL Software quer fixar talentos juniores e seniores, iniciando funções com 15 engenheiros que se encontra neste momento a recrutar. Neste contexto está ainda programada outro tipo de colaboração com a Universidade de Évora, nomeadamente, através de estágios, e apoios a teses de Mestrados e Doutoramento.

Publicado em 26.02.2018

A Sociedade Fraunhofer, que tem no currículo o desenvolvimento do MP3 e já tem um centro de investigação a opera no Porto, vai instalar um centro de investigação especializado na agricultura de precisão e gestão de água na Universidade  de Évora

A Fraunhofer-Gesellschaft e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) assinaram um memorando de entendimento que serve de base à criação de um novo centro dedicado à investigação na área da agricultura de precisão e gestão da água na Universidade de Évora e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. No passado dia 15 de Fevereiro a nossa Reitora assinou este importante documento de parceria.

Publicado em 26.02.2018

Entre 2015 e 2017 a Universidade de Évora esteve envolvida numa parceria estratégica financiada pelo Programa Erasmus+, com o objectivo de melhorar o processo de orientação profissional de alunos do Ensino Superior no momento de planearem uma carreira ligada à conservação ambiental e gestão da biodiversidade, contando com a participação de várias instituições húngaras (Barn Owl Foundation–líder do projecto–e Universidade Eötvös Loránd, ELTE), do Reino Unido (AMBIOS e Universidade de Exeter) e nacionais (SPEA e UÉ).

Publicado em 23.02.2018

A equipa do Repositório Digital da Universidade de Évora, congratula toda a comunidade académica pelos valores alcançados de publicações diponibilizadas no Repositório, e que colocam assim a Universidade de Évora como uma das Universidades portuguesas com mais registos depositados, aumentado a divulgação de todo o trabalho científico realizado pelos investigadores da Uevora.

Instrumento de pesquisa e divulgação de Staff Training Weeks

Publicado em 23.02.2018

No âmbito do projeto LIFE LINES “Redes de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas” coordenado pela Universidade de Évora, que tem como principal objetivo reduzir o impacte das estradas na biodiversidade, a equipa do projeto instalou, no passado dia 7 de Fevereiro, nas estradas nacionais N4 (que liga o Montijo à parte final da A6) e N114 (ligação entre o Cabo Carvoeiro, a ponta litoral de Peniche, na região do Oeste, e Évora, no Alto Alentejo), dois protótipos que visam dissuadir ratos e corujas de se aproximarem da estrada.

Publicado em 08.02.2018