"SALSA" é o primeiro projeto aprovado no âmbito do "Desafio Societal 2" do Horizon 2020, coordenado por uma equipa portuguesa

RESUMO: O projecto SALSA tem como objectivo avaliar o papel das pequenas empresas agro-alimentares, de produção, processamento e distribuição no sistema alimentar e, portanto, na segurança e soberania alimentar. SALSA pretende identificar os mecanismos que, a escalas diferentes, podem reforçar este papel. Considera-se um gradiente de 30 regiões de referência na Europa e em África, de forma a obter uma compreensão diferenciada dos sistemas agro-alimentares em contextos diferentes. O projeto utiliza uma abordagem transdisciplinar, multi-escala, que combina diversos quadros teóricos e analíticos, e que inclui métodos quantitativos, qualitativos e consultivos. Vai utilizar métodos quantitativos avançados, como a análise de imagem de satélite de última geração, análise económica das explorações e empresas, assim como análise participativa com stakeholders à escala regional e internacional, nesta última utilizando uma plataforma já desenvolvida pela FAO.

Publicado em 06.11.2015
A training programme for EU students
Publicado em 06.11.2015

A Universidade de Évora e o Município de Ponte de Sor assinaram no dia 3 de novembro um protocolo de colaboração que estabelece os moldes de colaboração entre as duas instituições.

Publicado em 04.11.2015

O Prémio Santander Universidades é atribuído anualmente, ao aluno que ingresse na Universidade de Évora, com a nota de candidatura mais elevada.

Publicado em 29.10.2015

A FCT coordena a nível nacional a campanha europeia eSkills for Jobs 2015, que tem o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a oportunidade que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) representam ao nível da empregabilidade.

De 01.10.2015 a 31.10.2015
Desafios da Investigação e Intervenção
Em 10.10.2015
Aldeia das Pias | Alandroal - Casa do Povo de Santiago Maior
Em 16.10.2015
15:00 | Sala de Actos do Colégio do Espírito Santo

Foi  publicada no dia 1 de outubro a Portaria que cria a Bolsa de Iniciativas da Parceria Europeia de Inovação para a produtividade e sustentabilidade agrícolas, abreviadamente designada Bolsa de Iniciativas, nomeadamente para efeitos do apoio previsto na ação 1.1, «Grupos Operacionais», da medida 1, «Inovação», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, abreviadamente designado por PDR 2020.

Em 01.10.2015

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, foi convidada pela Comissão Europeia (CE) para integrar um grupo de peritos de alto nível no âmbito do Policy Support Facility (PSF), um novo instrumento do Programa Horizonte 2020 criado para apoiar os Estados-Membro na conceção, implementação e avaliação de reformas nas políticas de Investigação e Inovação (I&I) aos níveis nacionais e regionais.

Publicado em 27.08.2015

GAPI 3
Iniciado em fevereiro de 2013, o projeto coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, com a participação, das Universidades de Coimbra, Aveiro, Porto e Évora e da TecMinho, apresenta um resultado mais do que significativo: mais de 300 Tecnologias Identificadas, 10 Concursos de Ideias de Negócio realizados, 50 Ações de Capacitação para o Empreendedorismo implementadas, 100 Startups apresentadas a investidores e 75 Empresas criadas.

Publicado em 18.08.2015