Arquiteto João Barros Matos fará Museu da Resistência e da Liberdade em Peniche

Publicado em 30.05.2018

A Universidade de Évora é uma dos 18 parceiros do DTx Digital Transformation CoLab – Experiencing the Future, um dos 23 laboratórios financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Concurso para a atribuição do Título CoLab, com um orçamento na ordem dos 7,5 milhões de euros.

Publicado em 25.05.2018

É já no próximo dia 29 de maio que acontece a primeira edição do BIP Summit, um evento organizado pela U.Porto Inovação. Será um dia preenchido com conferências, mesas redondas e momentos de networking para empreendedores. Começa às 09h30 na Porto Business School.

Publicado em 23.05.2018

No âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants 2014-2021, vimos divulgar a pedido do Research Council of Norway (RCN) o lançamento da Base de dados de Pesquisa de Parceiros que o RCN está a promover para apoiar as atividades nos programas de R&D do EEA e do Norway Grants.

Publicado em 15.05.2018

Ana Costa Freitas assumiu hoje, dia 7 de maio, o segundo mandato como Reitora da Universidade de Évora. O programa, com enfoque na estruturação da Universidade em torno das áreas-âncora, aposta na internacionalização e crescente ligação à região, conta com uma equipa reitoral renovada  para a sua implementação.

Publicado em 07.05.2018

A edição 2018 do Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal realiza-se na primeira semana do mês de julho, no Centro de Congressos de Lisboa, são desafiadas todas as Unidades de I&D, Investigadores e a Sociedade em geral a participarem em diferentes debates sobre as novas oportunidades científicas e tecnológicas.

De 02.06.2018 a 04.06.2018
De 2 a 4 de julho no Centro de Congressos de Lisboa

AERIS é o acrónimo do projeto de investigação ancorado na promoção da inovação empresarial e cooperação entre os “cluster” aeroespaciais da região transfronteiriça Andaluzia-Alentejo, com o objetivo de impulsionar o uso eficiente das infraestruturas na área territorial e promover a colaboração público-privada em todos os âmbitos relacionados com a inovação do sector aeronáutico.

Publicado em 12.04.2018

O projeto Alentejo Circular definiu como missão a sensibilização e mobilização dos agentes económicos das fileiras do azeitevinho e suinicultura da Região Alentejo para a adoção do modelo económico circular.

Publicado em 08.04.2018

IDERCEXA - Investigación, Desarrollo y Energías Renovables para la mejora del tejido empresarial en Centro, Extremadura y Alentejo

O projeto IDERCEXA é financiado pelo programa de cooperação INTERRREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020. Este envolve 17 parceiros portugueses e espanhóis, onde está incluída a Universidade de Évora como parceira, sob coordenação da Agência Extremeña de la Energía (AGENEX).

O objetivo geral do projeto é, com a colaboração dos centros de investigação, desenvolver novos produtos/serviços de setores empresariais como o metalomecânico ou o eletrotécnico com base em tecnologias energéticas inovadoras, na região EUROACE. É esperado assim, conseguir criar um elo entre os centros de investigação e as empresas da região EUROACE que apoie a inovação e permita desenvolver, desenhar e fabricar novos produtos/serviços baseados em tecnologias energéticas inovadoras; bem como identificar, quantificar e valorizar as capacidades e I+D+i em tecnologias energéticas existentes nos centros de investigação; e aumentar o número de empresas que cooperam com os centros de investigação.

Os temas abordados no projeto são: Solar-Metal (térmico), Bioeconomia e Edificação sustentável. Como exemplo de Solar-metal, temos o possível aproveitamento de energia solar no apoio às agro-indústrias. A Bioeconomia envolve o aproveitamento eficiente de resíduos, sejam eles sólidos ou líquidos.  A Edificação sustentável requer, por exemplo, a melhoria dos consumos de energia em grandes edifícios e a mobilidade a redução das emissões de CO2 através da criação de meios de transporte elétricos ou de mais ciclovias, por exemplo.

Resumidamente, o trabalho consiste, pela seguinte ordem, em: identificar empresas/agro-indústrias de elevado consumo energético; selecionar algumas dessas empresas/agro-indústrias; instalar os protótipos experimentais desenvolvidos pelas empresas envolvidas no projeto; avaliar o desempenho/eficiência dos protótipos instalados.

Este projeto permitirá confirmar a importância da inovação e do papel que esta pode ter no uso energético sustentável. Um dos mais importantes pontos a realçar será a diminuição da atual dependência da energia que provém de combustíveis fósseis, através da utilização de outras fontes de energia renováveis, como é o caso da energia solar.

Publicado em 08.04.2018

O embaixador da República da Moldávia em Portugal, Dumitru Socolan, foi recebido pela Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, num encontro que decorreu na Reitoria da Universidade, com o objetivo de reforçar a colaboração entre a UÉ e instituições de ensino superior desse país da Europa Oriental.

Publicado em 29.03.2018