A Universidade de Évora (UÉ) recebe, pela primeira vez, uma eliminatória regional do FameLab, o mais popular concurso internacional de comunicação de ciência.

Publicado em 10.01.2019

O Prémio Produtividade + 2018 do CIDEHUS, patrocinado da AlentApp, foi atribuído a Francisco Javier Martinez, pela produtividade científica do período 2016-2017.

Publicado em 20.12.2018

O Prémio Vergílio Ferreira 2019 atravessou este ano o Atlântico, tendo sido atribuído à escritora Nélida Piñon. Este galardão, instituído em 1996, incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

Publicado em 20.12.2018

A Universidade de Évora (UÉ) congratula-se com a justa atribuição do Prémio Pessoa 2018 ao Professor Miguel Bastos Araújo, investigador coordenador convidado da UÉ desde 2009, e um dos cientistas portugueses mais destacados da atualidade.

Publicado em 14.12.2018

A Direção e o Comité de Estratégia e de Supervisão do Laboratório Colaborativo associado à Transformação Digital (DTx) reuniram na Universidade de Évora, no dia 3 de dezembro de 2018.

Publicado em 06.12.2018

O I Simpósio Nacional de Valorização do Cardo decorre em simultâneo com o Seminário de Encerramento do Projeto ValBioTecCynara, nos dias 5 e 6 de dezembro 2018 no Instituto Politécnico de Beja, com envolvimento da Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 06.12.2018

Investigadores da Universidade de Évora (UÉ) querem saber mais sobre os determinantes das preferências alimentares. Que emoções há num queijo? É o que pretendem saber neste estudo sobre o consumo de queijo a decorrer entre 10 e 19 de dezembro no Colégio Luís António Verney e no Polo da Mitra da UÉ.

Publicado em 04.12.2018

A Universidade de Évora é umas das 1250 instituições Universitárias a constar no U.S. Best Global Universities Rankings 2019.

Publicado em 03.12.2018

Concurso de FOTOGRAFIA

Phenomena

Sobre Alterações Climáticas

PHENOMENA remete para o olhar sobre os fenómenos ambientais extremos que nos interpelam cada vez mais.

A imaginação e a objetividade da fotografia podem contribuir para a emergência de uma consciência coletiva sobre o estado do mundo e das suas mudanças, alargando o que merece e precisa de ser olhado.

O concurso decorre de 1 de Dezembro de 2018 a 31 de Janeiro de 2019, estando aberto à participação do público em geral.

Organização |

ecoVerney da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora.

em parceria com da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e o apoio do Instituto Português de Fotografia.

Outros apoios |

GESAMB, Câmara Municipal de Évora, Comissão de Coordenação da Região Alentejo (CCDRA) e Grupo Nabeiro.

Objetivos |

Sensibilizar os cidadãos em geral e os amantes de fotografia para o fenómeno das alterações climáticas e ameaças socio-ambientais associadas;

Promover uma observação atenta do meio que nos rodeia;

Promover a fotografia como uma ferramenta universal de sensibilização ambiental;

Homenagear o Professor João Corte-Real da Universidade de Évora, primeiro climatólogo português e investigador de grande relevância nacional e internacional.

Prémios |

1º Prémio - 2000 euros (Prémio João Corte-Real)

2º prémio - 1000 euros

Júri |

Maria do Mar Rêgo

(Artista fotógrafa)

Luís Aniceto

(Fotógrafo e formador no Instituto Português de Fotografia)

Vítor Cid

(Fotógrafo e formador no Instituto Português de Fotografia)

Maria Teresa Batista

(Chefe de Unidade de Ambiente e Desenvolvimento da CIMAC e docente convidada da Universidade de Évora)

Jorge Pulido Valente

(Vice-Presidente da CCDRA e Coordenador do Fórum para as Alterações climáticas no Alentejo)

Miguel B. Araujo

(Investigador-Coordenador no âmbito das Alterações climáticas e titular da Cátedra da Biodiversidade Rui Nabeiro da Universidade de Évora)

Maria Ilhéu

(Coordenadora do ecoVerney e Docente-Investigadora de Ecologia na Universidade de Évora)

Contacto |

climfoto@uevora.pt

De 01.12.2018 a 31.01.2019
inscrições abertas

Miguel Araújo e Pedro Areias, investigadores da Universidade de Évora, são dois dos quinze cientistas portugueses que integram a lista dos investigadores com publicações científicas de maior impacto mundial, a “2018 Highly Cited Researchers”.

Publicado em 29.11.2018