II Encontro a Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora

Realiza-se a 22 e 23 de fevereiro de 2018 o II Encontro FEPUE, onde se irá debater novos rumos para uma profissão complexa, social e culturalmente implicada na construção de um futuro sustentável. 

Na atual sociedade em constante mudança, a informação aumenta exponencialmente e encontra-se acessível através das formas de comunicação digitais, abrindo novas portas ao conhecimento. Surgem novas formas de trabalho, reinventam-se culturas e práticas sociais, as crianças assumem novos protagonismos e direitos, ao mesmo tempo em que se assiste a crescentes desigualdades e fragmentações sociais, económicas e culturais. O papel do/a professor/a e do/a educador/a bem como a sua formação têm sido objeto de questionamentos, reivindicando-se novos rumos para uma profissão complexa, social e culturalmente implicada na construção de um futuro sustentável. Este Seminário pretende contribuir para este debate e refletir acerca de projetos de formação de educadores/as de infância e professores/as do 1.º ciclo do ensino básico capazes de edificar uma nova profissionalidade adequada aos desafios de educar crianças na sociedade de hoje.

Tomamos como “estudo de caso” a formação de educadores/as e professores/as na UniverCidade de Évora, partilhando práticas de formação a partir de diferentes vozes: estudantes, docentes, educadores/as e professores/as cooperantes, agentes culturais e cívicos da cidade de Évora. A participação de profissionais e investigadores/as de diversos contextos nacionais e estrangeiros, partilhando a sua investigação, as suas práticas de formação e os fundamentos teóricos que as sustentam, vem ampliar o diálogo entre o pensar globalmente e o agir localmente na construção dos projetos inovadores de formação para a docência na infância.

 

Organização: Comissões Executivas de Acompanhamento da Licenciatura em Educação Básica, do Mestrado em Educação Pré-escolar e do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, pelo Departamento de Pedagogia e Educação da UE e pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da UE.
De 22.02.2018 a 23.12.2017
Colégio do Espírito Santo